metropoles.com

Bolsonaro acompanha Previdência pela TV e Whatsapp, diz porta-voz

Votação do texto-base da reforma está em andamento na Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
bolsonaro68
1 de 1 bolsonaro68 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Durante a votação da Previdência nesta quarta-feira (10/07/2019), a televisão do gabinete presidencial se manteve ligada e o celular, como de costume, foi consultado diversas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio do Rêgo Barros, é assim que o chefe do Executivo tem acompanhado os passos decisivos na reta final da tramitação da reforma na Câmara dos Deputados.

Os mensageiros do presidente sobre o que se passa no Legislativo são os líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, major Vitor Hugo (PSL-GO), Joice Hasselman (PSL-SP) e Fernando Bezerra (MDB-PE), respectivamente.

De acordo com o porta-voz, as negociações a respeito da amortização de regras para a aposentadoria de policiais, por exemplo, foram rapidamente repassadas a Bolsonaro. “O presidente foi cientificado. De fato, esse movimento em prol dos policiais federais está para ser realizado por aquela Casa”, confirmou Rêgo Barros.

A expectativa no Palácio do Planalto, reafirmada repetidas vezes durante esta semana, é de que a proposta seja aprovada antes do recesso no Congresso, que tem início no dia 18 de julho. Na Câmara, a votação do texto-base teve início no começo da tarde e segue em andamento.

Votação
Na segunda sessão para votar a reforma da Previdência, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou todos os requerimentos apresentados pela oposição para obstruir a pauta. Com isso, começa a discussão do texto do relator Samuel Moreira (PSDB-SP).

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), autorizou que seis parlamentares, três contrários ao texto da reforma da Previdência e três a favor, discursassem no plenário. A ideia era ganhar tempo para ter um bom quórum para a votação, que deu certo.

A segunda sessão de análise da reforma da Previdência começou por volta das 11h. Os parlamentares iniciaram pela votação dos requerimentos de obstrução apresentados pela oposição. O primeiro texto pedia a retirada de pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?