metropoles.com

Para Bolsonaro, não há indício forte de que indígena foi assassinado

Presidente defendeu também, nesta segunda-feira (29/07/2019), a intenção do governo em legalizar o garimpo no país

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro – Terra
1 de 1 Jair Bolsonaro – Terra - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse, nesta segunda-feira (29/07/2019), que não há “indício forte” de que o líder indígena Emyra Wajãpi tenha sido assassinado. “Chegaram várias possibilidades. A Polícia Federal está lá [no Amapá], quem podíamos mandar para lá já mandamos para buscar desvendar o caso e a verdade sobre isso aí”, informou.

Na semana passada, a comunidade denunciou a morte de Emyra Wajãpi e a invasão de garimpeiros na aldeia Yvytotõ, o que teria obrigado os moradores a procurarem refúgio em outro local. Após o caso vir à tona, a Fundação Nacional do Índio (Funai) foi até a região, junto com a Polícia Federal e o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). O crime é investigado pelo Ministério Público Federal no Amapá (MPF).

Bolsonaro reafirmou também a intenção do governo em legalizar a atividade de garimpo no país, o que incluiria a prática em terras indígenas.

“É intenção minha regulamentar o garimpo, legalizar o garimpo, inclusive para índio. Tem que ter o direito de explorar o garimpo na tua propriedade. A terra indígena é como se você propriedade dele”, disse.

O presidente argumentou ainda que organizações não governamentais (ONGs) e outros países são contrários a essa legalização porque desejam ver os indígenas presos em um “zoológico”, como se fossem “animais pré-históricos”. Esse argumento foi o mesmo usado por Bolsonaro durante sua campanha eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?