metropoles.com

Agência tem 97 pedidos de exploração mineral na Raposa Serra do Sol

Jair Bolsonaro é a favor da atividade mineradora nas terras indígenas. Decisão do STF proíbe a prática

atualizado

Compartilhar notícia

Ian Ferraz/Metrópoles
indígenas 3
1 de 1 indígenas 3 - Foto: Ian Ferraz/Metrópoles

Dados da Agência Nacional de Mineração (antigo Departamento Nacional de Produção Mineral) apontam 97 pedidos de pesquisa com o objetivo de viabilizar atividade de mineração na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Os requerimentos tratam de uma área de 651 mil hectares — a reserva ocupa, ao todo, 1,7 milhão de hectares. A informação é do jornal O Globo. Os números traduzem o grande interesse na exploração comercial de terras preservadas.

Na segunda-feira, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, manifestou a intenção de rever a demarcação da reserva e aprovar uma autorização geral para a mineração em terras indígenas. A Constituição não veda a exploração nestes territórios, mas determina que o Congresso Nacional autorize cada caso específico.

O Supremo Tribunal Federal (STF), no entanto, em decisão sobre a Raposa Serra do Sol impõe uma barreira à proposta de rever a demarcação via decreto presidencial. Diante disso, Bolsonaro recuou em transmissão ao vivo feita no Facebook:

“Quem sabe um dia o Supremo acorde para isso e nos ajude a fazer com que essas reservas venham a ser exploradas, com racionalidade, obviamente, em benefício do próprio povo indígena

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?