metropoles.com

PF faz operação em Pernambuco contra desvio de dinheiro público

Os criminosos aproveitaram as obras de reconstrução de cidades da Zona da Mata Sul, devastadas por enchentes em 2010 e em 2017

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9/11), uma operação em Recife (PE) contra um esquema criminoso de desvio de dinheiro público, fraudes em licitações e corrupção de servidores ligados ao governo do estado. A ação foi intitulada de “Torrentes”.

De acordo com a PF, o grupo aproveitou as obras de reconstrução de cidades da Zona da Mata Sul, devastadas por enchentes em 2010 e em 2017. Esses projetos tiveram um custo de R$ 450 milhões. A corporação ainda está calculando os prejuízos causados com as irregularidades.

São cumpridos 71 mandados judiciais: 36 de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 20 de condução coercitiva. A ação conta com a participação de 25 servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e 257 policiais federais de Camaragibe, Itambé, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife, todas no estado de Pernambuco.

Dinâmica da fraude
O dinheiro foi repassado ao estado em virtude das chuvas torrenciais que alagaram diversos municípios da Mata Sul, nos anos de 2010 e 2017, para realização das denominadas “Operação Reconstrução” e “Operação Prontidão”.

As contratações eram realizadas com empresas de fachada ou fantasmas que possuíam sócios em comum, além de estarem constituídas em nome de “laranjas”.

A operação aponta desvios em diversas contratações, como fornecimento de gêneros alimentícios; locação de banheiros químicos; e aquisição de material de cama e banho, colchões e filtros. Houve, ainda, favorecimento e direcionamento de certames licitatórios e não comprovação da regular aplicação dos recursos, quer seja pela não prestação dos serviços, quer seja pela não entrega dos bens contratados.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?