metropoles.com

Operação Tira-Teima: PF cumpre mandados por ordem do ministro Fachin

Dos oito documentos expedidos, Eunício Oliveira (MDB) não é alvo de nenhum deles, mas investigados teriam ligação com o presidente do Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (10/4), a Operação Tira-Teima, que investiga pagamentos de vantagens indevidas, por parte de empresários a políticos, para obter benefícios em medidas de interesse do grupo econômico.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin ordenou oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, Goiânia e Fortaleza, cumpridos por 40 agentes da PF. Os alvos são pessoas supostamente ligadas ao senador Eunício Oliveira (MDB), presidente do Senado.

O parlamentar é alvo de inquérito no Supremo, aberto em abril de 2017, que o investiga por supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A finalidade da operação é buscar documentos e outros fatores de aprofundamento da investigação, considerando a notícia de doações de campanha abalizadas por meio de contratos fictícios. A Tira-Teima é decorrente de delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Hypermarcas, Nelson Mello.

Em 2016, Mello afirmou, em seu depoimento à Procuradoria-Geral da República, que pagou R$ 30 milhões a dois lobistas com trânsito no Congresso a fim de efetuar repasses de propinas milionárias para senadores do então PMDB, entre eles, o ex-presidente do Congresso Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e Eduardo Braga (AM).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?