metropoles.com

MPRS denuncia Jean Wyllys por injúria contra Eduardo Leite

Jean Wyllys criticou o governador do Rio Grande do Sul por escolas cívico-militares e chamou Eduardo Leite de “gay com homofobia”

atualizado

Compartilhar notícia

Eduardo Leite: Luis Nova/Especial Metrópoles Jean Wyllys: Wilson Dias/ Agência Brasil
Foto colorida de Eduardo Leite e Jean Wyllys - Metrópols
1 de 1 Foto colorida de Eduardo Leite e Jean Wyllys - Metrópols - Foto: <p>Eduardo Leite: Luis Nova/Especial Metrópoles<br /> Jean Wyllys: Wilson Dias/ Agência Brasil</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) denunciou o ex-deputado federal Jean Wyllys à Justiça por injúria contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Jean Wyllys criticou Leite por optar manter as escolas cívico-militares no estado. O ex-deputado se referiu ao governador gaúcho como “gays com homofobia internalizada (que) em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes”, em referência à orientação sexual do tucano.

Wyllys critica Eduardo Leite por escolas cívico-militares: “Gay com homofobia”

A publicação de Jean Wyllys foi apagada após decisão judicial. Caso a Justiça aceite a denúncia do MPRS, o ex-parlamentar se torna réu no processo e pode ser julgado.

A promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa reforçou no documento que, com esta atitude, o petista injuriou o governador, “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

“Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se à crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente, e com animus injuriandi (intenção de injuriar), a honra subjetiva da vítima”, reforçou a promotora.

A defesa de Jean Wyllys alegou que não teve acesso à denúncia e não vai se manifestar. “Não tivemos acesso à denúncia, e vamos restringir manifestações aos autos, após o Jean ser efetivamente citado”, informou o advogado Lucas Mourão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?