metropoles.com

Morre a jornalista Helaine Martins, criadora do projeto Entreviste um Negro

Aos 41 anos, ela teve uma parada cardiorespiratória

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Reprodução/Instagram
Mulher de cabelos cacheados, máscara PFF2 e óculos
1 de 1 Mulher de cabelos cacheados, máscara PFF2 e óculos - Foto: Foto: Reprodução/Instagram

A jornalista Helaine Martins morreu na tarde deste sábado (3/7) em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. A carioca de 41 anos ficou conhecida por lutar a favor de um jornalismo mais diverso e plural, criando projetos como o Entreviste Um Negro e a Agência Mandê. O velório será na terça-feira no Cemitério Memorial Santo André, em Santo André (SP).

Recentemente, ela havia se tornado editora do Expresso Na Perifa, projeto do Estadão em parceria com a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade. A iniciativa foi ao ar no último dia 2 e oferece conteúdo jornalístico feito a partir do olhar de quem mora na periferia.

“O Expresso Na Perifa representa o desejo e compromisso de romper com a ideia diariamente reforçada de uma periferia estereotipada, estigmatizada, com uma história única”, afirmou ela ao Estadão na última semana.

A também jornalista Karol Gomes, amiga de Helaine, disse que ela batalhou para tirar o projeto do papel. “Estava nervosa com o lançamento do trabalho e os resultados, mas também confiante e orgulhosa”, conta.

O Entreviste Um Negro, lançado em 2015, é uma iniciativa que conecta jornalistas a especialistas negros. Segundo o site da plataforma, o objetivo é “amplificar o debate sobre a importância de se fazer um jornalismo antirracista”. Ela trabalhava para expandir o Entreviste Um Negro.

Também estava à frente da Agência Mandê, de produção de conteúdo e de educação por uma comunicação antirracista. “Tudo o que fazia era pensando no coletivo, buscando resultados macro. Isso é poderoso”, diz Karol. Helaine era divorciada e não tinha filhos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?