metropoles.com

Ministros de Lula irão participar do “Chamado de Raoni” em MT

Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a presidente da Funai, Joenia Wapichana, confirmaram presença no evento

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula recebe colar do líder indígena Cacique Raoni Metuktire 7
1 de 1 Presidente Lula recebe colar do líder indígena Cacique Raoni Metuktire 7 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Um das principais lideranças indígenas pela defesa do meio ambiente e pelos direitos dos povos originários, o cacique Raoni Metuktire convidou autoridades de diversas etnias e representantes de Estado para participar do “Chamado de Raioni”, na aldeia Piaraçu, no município de São José do Xingu, em Mato Grosso. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (PSol), e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, confirmaram presença no evento.

O evento irá acontecer entre os dias 24 e 28 de julho, na aldeia do cacique Raoni. Durante o encontro, os líderes indígenas de todas as regiões do país irão debater sobre a participação política dos povos originários. O Marco Temporal deverá aparecer no foco das discussões.

O encontro é fechado para convidados do próprio Raoni. Todos deverão dormir em barracas ou redes e a organização irá fornecer banheiros químicos e chuveiros para todos que participarem do evento.

A aldeia Piaraçu está localizada a 42 quilômetros do centro do município de São José do Xingu e a 952 quilômetros de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Além de Sonia Guajajara e Joenia Wapichana, a expectativa dos organizadores é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareça ao encontro. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e a deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG) também confirmaram presença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?