metropoles.com

PF rebate empresa grega e diz que enviou notificação sobre óleo

Os documentos tiveram como destino a Venezuela, de onde partiu o navio; Cingapura, que seria destino final, além de África do Sul e Nigéria

atualizado

Compartilhar notícia

CARLOS EZEQUIEL VANNONI/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Óleo-em-praia
1 de 1 Óleo-em-praia - Foto: CARLOS EZEQUIEL VANNONI/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Representante da Polícia Federal (PF), o delegado Franco Perazzoni contestou a alegação da empresa grega Delta Tankers, proprietária do navio petroleiro Bouboulina, de que não foi notificada pelas autoridades brasileiras. A embarcação é apontada pela PF e pelo Ministério Público Federal (MPF) como possível responsável pelos vazamentos de petróleo no Nordeste. Segundo Perazzoni, a corporação enviou pedidos de informações via Interpol.

Nesse domingo (03/11/3019), o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, já havia confirmado o envio da notificação. Os documentos tiveram como destino a Venezuela, de onde partiu o navio; Cingapura, para onde ele se dirigiu; África do Sul e Nigéria, por onde a embarcação passou.

Os investigadores querem saber quem era o comandante e quem compunha a tripulação. Também solicitam documentos que comprovem informações sobre a carga e o abastecimento, além de eventuais transferências de combustível para outras embarcações.

“Foi necessária a adoção de medidas de cooperação jurídica internacional para notificá-lá, via Interpol [polícia internacional]”, disse.

De acordo com Azevedo, foram levantados dados de localização e extensão da mancha original à Marinha do Brasil, “que concluiu que a única embarcação que poderia ter deixado a mancha foi o navio suspeito”.

O almirante Leonardo Puntel, responsável pelas operações, afirmou ainda que foram abertos pela Marinha dois inquéritos administrativos, um de punição ambiental e outro de fato de navegação, que, de acordo com ele, “efetivamente têm um poder de alcançar os responsáveis”. “Estamos aguardando o posicionamento da autoridade marítima grega”, declarou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?