metropoles.com

MapBiomas: 72,6% de hectares desmatados sob Bolsonaro têm sinais de ilegalidade

Levantamento realizado pelo MapBiomas mostra que a área dos alertas de desmatamento possuem indícios de ilegalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
desmatamento amazonia madeira ilegal pacote verde - metrópoles
1 de 1 desmatamento amazonia madeira ilegal pacote verde - metrópoles - Foto: Getty Images

Levantamento realizado pelo MapBiomas revela que 72,6% da área dos alertas de desmatamento emitidos durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) têm indícios de ilegalidade e não cruzaram espacialmente com ações de fiscalização.

O Monitor da Fiscalização do Desmatamento, do MapBiomas, analisou informações dos governos federal e estaduais, entre 2019 e 2022, e cruzou com os alertas de desmatamento publicados pelo MapBiomas Alerta em 10 estados: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia e São Paulo.

“De forma geral, o que os dados dos 10 estados monitorados mostram é que o país ainda tem um alto índice de ilegalidade, apesar do avanço de alguns estados, e que precisa melhorar muito na sistematização e publicização das ações de combate ao desmatamento desempenhadas pelo poder público”, explica Ana Valdiones, do Instituto Centro de Vida (ICV) e coordenadora da plataforma.

As informações mostram que apenas 14,6% dos alertas de desmatamento receberam ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Entre os estados analisados, os locais com o menor percentual de fiscalização nas áreas desmatadas foram Acre, Ceará e Rondônia.

No Pará, 17,4% da área dos alertas de desmatamento cruzam com as autorizações e ações de fiscalização divulgadas pela Secretaria de Estado de Meio e Sustentabilidade do Pará (Semaspa). Isso representa cerca de 4% do número de alertas validados no estado.

Em Goiás, apenas 30,5% da área dos alertas coincidem com autorizações e ações de fiscalização do divulgadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad-GO). O percentual representa 10% do número de alertas validados no estado.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?