metropoles.com

Bolsonaro se recusa a comentar dados sobre alta no desmatamento

Inpe revelou que, até outubro, houve alta de quase 30% no volume de áreas desmatadas na região amazônica

atualizado

Compartilhar notícia

Antonio Cruz/Agência Brasil
antcrz_abr_09071918558
1 de 1 antcrz_abr_09071918558 - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro se recusou a comentar os dados sobre o desmatamento divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta segunda feira (18/11/2019).

Na sequência, ele disse que não abriria o conteúdo da conversa que teve com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que irá se reunir com governadores da região amazônica. Os dois reuniram-se na manhã desta terça-feira (19/11/2019) no Palácio do Planalto.

“Foi uma conversa reservada com o ministro. Eu não posse ter uma conversa com o ministro em reservado e depois abrir para vocês aqui”, disse.

Ao participar da cerimônia de hasteamento da bandeira em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro tentou creditar o recorde de desmatamento aos governos petistas. “Lembra quando a Dilma era ministra. Quando a Marina era ministra. Foi recorde de desmatamento”, disse Bolsonaro, irritado com as perguntas sobre o assunto.

O presidente não quis também falar sobre a reforma administrativa. “Falem com o Guedes”.

Inpe
O desmatamento na Amazônia subiu 29,5% entre 1º de agosto do ano passado e 31 de julho deste ano, na comparação com os 12 meses anteriores, atingindo a marca de 9.762 km². É a mais alta taxa desde 2008. Percentualmente, é também o maior salto de um ano para o outro dos últimos 22 anos. Entre agosto de 2017 e julho de 2018 o corte raso da floresta tinha atingido 7.536 km².

A taxa ficou pelo menos 1.500 km² acima da tendência de aumento do desmatamento que vinha sendo observada a partir de 2012. Segundo técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), se a taxa seguisse a tendência dos últimos anos, teria ficado em torno de 8.278 km².

Essa é a análise preliminar do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), o sistema do Inpe que fornece a taxa oficial anual de desmatamento da Amazônia. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (18/11/2019), na sede do Inpe, pelos ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes.

Veja a participação do presidente na cerimônia de hasteamento da bandeiro em homenagem do Dia da Bandeira, comemorado no dia 19 de novembro. A gravação foi feita pelo canal Cafézinho com Pimenta:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?