metropoles.com

Mansueto Almeida é exonerado do Tesouro. Bruno Funchal assume cargo

O secretário do Tesouro Nacional havia anunciado sua saída do governo para trabalhar na iniciativa privada

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Youtube
mansueto almeida
1 de 1 mansueto almeida - Foto: Reprodução/Youtube

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (15/7) traz a exoneração, a pedido, de Mansueto Almeida (foto em destaque) do cargo de secretário do Tesouro Nacional da Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia.

A exoneração é assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. O novo secretário do Tesouro Nacional será o economista Bruno Funchal.

No dia 14 de junho, Mansueto comunicou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que deixaria o governo para trabalhar na iniciativa privada.

Mansueto estava à frente do Tesouro desde 2018 e já vinha manifestando a intenção de sair do governo desde o segundo semestre de 2019.

Em dezembro, Guedes chegou a anunciar que indicaria o secretário para comandar o futuro Conselho Fiscal da República, previsto para ser criado após a aprovação de um novo pacto federativo pelo Congresso Nacional, que não avançou no Legislativo.

De acordo com o Ministério da Economia, Bruno Funchal é bacharel pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Atua ainda como professor titular da Fucape Business School e foi pesquisador visitante na Universidade da Pensilvânia.

Em 2017 e 2018, Funchal foi secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas promovido pelo estado. E desde o início do governo Jair Bolsonaro (sem partido), integra a equipe da Secretaria de Fazenda. Foi um dos técnicos responsáveis pela elaboração do projeto do pacto federativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?