metropoles.com

“Lula gosta mesmo é de viajar pelo Brasil”, diz Pimenta

Ministro criticou o governo Bolsonaro por ter tornado o Brasil em “pária” no exterior e argumentou que coube a Lula reparar a imagem do país

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida do ministro Paulo Pimenta, da Secom, Lula
1 de 1 Imagem colorida do ministro Paulo Pimenta, da Secom, Lula - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, reafirmou o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de viajar pelo Brasil em 2024, após uma intensa agenda externa em 2023. Para o titular, as viagens internacionais do chefe do Executivo foram uma “imposição” para reparar a imagem do país.

“Lula gosta mesmo é de viajar pelo Brasil”, disse o ministro em entrevista ao UOL News. Nos próximos meses, o governo vai “mergulhar no Brasil”.

Segundo Pimenta, a atenção do presidente ao cenário internacional “foi mais uma imposição” depois do governo de Jair Bolsonaro (PL). “Bolsonaro fez com que o Brasil fosse tratado como pária, se vangloriava nos fóruns internacionais que não tinha se vacinado, era seu cartão de apresentação”.

“Depois ficamos sabendo que até o cartão era rasurado, se apresentava como se fosse uma grande virtude”, afirmou, em referência a um suposto esquema de fraude das carteiras de vacinação da família do ex-presidente, que resultou na prisão temporária do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Lula afirmou que precisou “reconstruir” a imagem do país no exterior e fez críticas parecidas à gestão Bolsonaro.

Pimenta ainda citou a Presidência do Brasil no G20, a liderança no Mercosul e a participação nas aberturas de Assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU) para dizer que o país tem uma “agenda internacional intensa e necessária”.

Lula nas eleições municipais e obras

Em ano de eleições municipais, o presidente estará mais atento a questões internas. Na conferência do PT de dezembro, em Brasília, Lula se dispôs a ser um “bom cabo eleitoral” e sugeriu a conciliação entre partidos para maiores chances de candidatos eleitos.

Outro interesse do chefe do Executivo ao cruzar o Brasil é fiscalizar obras, em especial o andamento das financiadas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo governo dele.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?