metropoles.com

Moraes a Fachin: inquérito das fake news é “claro e específico”

Em manifestação, o ministro também negou que tenha havido censura na decisão em que determinou a remoção de reportagens publicadas

atualizado

Compartilhar notícia

Rosinei Coutinho/SCO/STF
Alexandre de Moraes
1 de 1 Alexandre de Moraes - Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes defendeu o inquérito instaurado pela própria Corte para apurar ameaças, ofensas e a disseminação de notícias falsas contra os magistrados e seus familiares.

Em manifestação de três páginas, o ministro também negou que tenha havido censura na decisão em que determinou a remoção de reportagens publicadas na revista digital Crusoé e no site O Antagonista.

“O objeto do inquérito é claro e específico, consistente na investigação de notícias fraudulentas [fake news], falsas comunicações de crimes, denunciações caluniosas, ameaças e demais infrações revestidas de animus caluniandi, diffamandi ou injuriandi, que atinjam a honorabilidade institucional do Supremo Tribunal Federal e de seus membros, bem como a segurança destes e de seus familiares”, disse Alexandre a Fachin.

Censura
Na semana passada, Moraes recuou e decidiu derrubar a censura imposta por ele a uma reportagem da revista digital Crusoé e repercutida pelo site O Antagonista, do mesmo grupo. O ministro havia classificado o conteúdo como fake news, mas a Justiça Federal mostrou provas de que era ele que estava errado.

A 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) informou ao ministro que “realmente existe” o documento citado nas reportagens dos veículos, no qual o empreiteiro Marcelo Odebrecht afirma que o codinome “o amigo do amigo do meu pai” se refere ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?