metropoles.com

Justiça barra liberação de igrejas e lotéricas por Bolsonaro

Decisão é da 1ª Vara Federal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Medida manda presidente “se abster” de novos atos do tipo

atualizado

Compartilhar notícia

A 1ª Vara Federal de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, suspendeu, nesta sexta-feira (27/03), trechos de dois decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) classificando igrejas e casas lotéricas como atividades essenciais.

A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal.

Na decisão, o juiz federal Márcio Santoro Rocha determina também que Bolsonaro se abstenha de editar novos decretos sobre atividades e serviços essenciais sem respeitar a Lei nº 7.783, que trata do tema.

Decreto
Na quinta-feira (26/03), Bolsonaro editou um decreto tornando essas atividades essenciais em meio à pandemia. Ao encaixá-las nessa categoria, o presidente definiu que elas poderiam continuar em operação mesmo durante restrição ou quarentena em razão do vírus.

O decreto presidencial, porém, faz ressalva em relação aos cultos: segundo o texto publicado no Diário Oficial da União, o funcionamento de “atividade religiosa de qualquer natureza” deverá obedecer a “determinações do Ministério da Saúde”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?