metropoles.com

Justiça autoriza ida do traficante Rogério 157 para presídio estadual

O traficante carioca Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, está preso na Penitenciária de Porto Velho, em Rondônia

atualizado

Compartilhar notícia

Tânia Rego/Agencia Brasil
Foto colorida de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157 - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157 - Metrópoles - Foto: Tânia Rego/Agencia Brasil

A 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) autorizou, por unanimidade, a transferência de Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, do presídio federal de Porto Velho, em Rondônia, para o sistema penitenciário do Rio de Janeiro.

Rogério 157 chegou a ser o chefe do tráfico da Rocinha, na zona sul da capital fluminense, e está preso desde janeiro de 2018 na Penitenciária Federal de Porto Velho. Ele tem quatro condenações que vão de tráfico de drogas a corrupção e as penas, somadas, alcançam 61 anos de reclusão.

A coluna do Guilherme Amado, no Metrópoles, adiantou que o TJRJ formou maioria para o retorno de Rogério 157 ao sistema prisional do Rio de Janeiro.

A decisão acontece após a Polícia Civil do Rio (PCRJ) pedir a manutenção da prisão de Rogério 157 no presídio federal, o que foi negado pela Justiça.

O relator do processo no TJRJ, o desembargador Luiz Noronha Dantas, destacou em seu voto que a manutenção do traficante no presídio federal se faz desnecessária e autoriza o retorno dele ao Rio de Janeiro.

“O uso de um mecanismo temporário e extraordinário, com a sua utilização pelo terceiro ano consecutivo, sem prejuízo da indemonstração da atualidade da sua necessidade, já que calcado em dados genéricos coletivos, pretéritos, desatualizados e requentados, impõe-se a reforma do decisum recorrido, para indeferir o pedido de prorrogação da permanência do agravante em estabelecimento prisional federal, com a determinação do seu retorno a esse Estado”, argumentou Dantas.

A Segurança Pública do Rio de Janeiro e o Ministério Público estadual pediram, em 2018, a transferência do criminoso para uma unidade de segurança máxima, como é o caso da Penitenciária de Porto Velho, em Rondônia.

Prisão

O traficante Rogério 157 foi preso no final de 2017, em uma operação da Polícia Civil do Rio na comunidade do Arará, na zona norte da capital fluminense. O criminoso era considerado o mais procurado do Rio de Janeiro e tinha uma recompensa estipulada em R$ 50 mil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?