metropoles.com

Bolsonaro sobre médicos cubanos: “Objetos de venda do governo”

Presidente negou que tenha convocado profissionais do país para atuar no combate ao novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente da Repúlica, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que médicos cubanos são “objeto de venda por parte da ditadura cubana”. A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (20/3), ao comentar a possível convocação de estrangeiros para atuar na contenção da epidemia do novo coronavírus no Brasil.

Bolsonaro também fez críticas à formação dos profissionais de medicina cubanos. “Se eles fossem tão bons assim, se a formação fosse tão boa assim, teríamos médicos cubanos aqui na frente de pesquisas, na frente de grandes hospitais, e não temos”, acrescentou.

Segundo o chefe do Executivo, ainda não é o momento de convocar médicos de outros países para atender casos relacionados ao coronavírus.

“Não vamos convocar médicos de outros países. No momento, acho que o que nós temos aqui parece suficiente, mas se o Mandetta [ministro da Saúde] achar que podemos abrir espaço para outros médicos, esses médicos têm que estar qualificados”, ponderou.

O presidente negou que tenha convocado cubanos e disse que os médicos da ilha que trabalham no Brasil são os que continuaram no país após a convocação de retorno por parte do governo cubano, depois de mudanças feitas por Bolsonaro no programa Mais Médicos.

“Esses que nós estamos aceitando aqui é porque estão no Brasil, pouco mais de 2 mil. Ninguém está buscando lá em Cuba médico nenhum”, reforçou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?