metropoles.com

Irmãos e pais são os mais denunciados por agressão a deficientes

Disque 100 registrou 11,7 mil casos de agressões a deficientes ano passado. Parentes são os principais violadores

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
1 de 1 - Foto: iStock

Irmãos, pais, mães e filhos são os principais agressores de pessoas com deficiência. Cinco anos após a criação da primeira delegacia brasileira de polícia especializada no combate à violência contra este público, o país ainda enfrenta dificuldades para debelar as violações.

O mais recente boletim do Disque 100, canal de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, mostra que somente no ano passado o Brasil teve 11,7 mil casos de agressões a deficientes.

O índice é 0,6% maior que o registrado em 2017. Apesar da leve alta, o que preocupa autoridades públicas é a continuidade da estatística. Em média, 32 pessoas foram vítimas de violência diariamente no ano passado.

O que mais chama a atenção no relatório é que os principais violadores desse público estão em casa. Irmãos, (19,6%), mães e pais (12,7%) e filhos (10%) lideram as denúncias de agressão e maus-tratos.

Em comunicado, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, criticou a persistência dos números. “Muitos paradigmas já foram vencidos, porém a sociedade ainda precisa compreender melhor os assuntos relativos às pessoas com deficiência, tornando possível o total exercício das suas liberdades fundamentais com dignidade”, destacou.

O maior índice de violação foi em desfavor de pessoas com deficiência mental (64%), seguidos de deficiência física (19%), intelectual (7,9%), (4%) visual (4%) e auditiva (2,5%).

O ambiente infrafamiliar permanece como o principal local onde ocorrem as violações, a casa da vítima aparece com maior volume (74%), seguida da casa dos suspeitos (9%), outros locais (6,7%), rua (5%), órgãos públicos (3,4%) e hospitais (1,5%).

Para mitigar os casos, a intenção do governo federal é aumentar a rede de proteção. São Paulo foi a primeira cidade brasileira a ter uma delegacia especializada no combate deste crime. Além dela, existem unidades no DF, em Goiás, em Minas Gerais e no Ceará.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?