metropoles.com

Homem que rasgou notas do carnaval em 2012 está por trás de ataques a banco

Tiago Tadeu Faria foi preso nesta sexta-feira,. Polícia acredita que ele integrava a quadrilha que aterrorizou Botucatu, em julho

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Teixeira/ AE
Tiago Tadeu Faria - Homem que rasgou notas do carnaval em 2012 está por trás de ataques a banco
1 de 1 Tiago Tadeu Faria - Homem que rasgou notas do carnaval em 2012 está por trás de ataques a banco - Foto: Daniel Teixeira/ AE

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (11/9), Tiago Tadeu Faria, conhecido como Gianecchini, por suspeita de ligação com ataques a bancos no interior de São Paulo. Faria ficou conhecido nacionalmente quando invadiu a apuração do carnaval paulista em 2012 e rasgou as fichas contendo as notas das agremiações. A polícia diz que ele era procurado por roubo a banco.

O homem foi preso na zona norte da capital pela equipe da 5ª Delegacia de Investigações sobre Roubo a Bancos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Segundo os investigadores, ele teria participação nos ataques contra agências do Banco de Brasil de Ourinhos e de Botucatu. Neste último caso, em 30 de julho, uma quadrilha com cerca de 40 integrantes promoveu uma madrugada de terror na cidade.

A polícia diz que Faria é suspeito ainda por casos de explosão em bancos do Rio Grande do Norte, em 2017, e de Iacanga, no interior de São Paulo, em 2016. “A equipe da 5ª Patrimônio conseguiu informações sobre os deslocamentos de Faria. Os policiais conseguiram interceptá-lo na Avenida do Guacá. Não houve reação”, divulgou o Deic em nota.

Em agosto, um outro suspeito de envolvimento no caso de Botucatu havia sido preso em Sapopemba, na zona leste da capital. O ataque às agências da cidade do interior terminou com um suspeito morto e dois policiais militares feridos. Outros integrantes da quadrilha ainda são investigados. A reportagem não conseguiu identificar na noite desta sexta-feira o responsável formal pela defesa de Faria.

Apuração foi interrompida no último quesito em 2012

Quando a apuração do carnaval paulistano de 2012 estava no último quesito, uma confusão culminou com a invasão de Tiago Tadeu Faria na área onde as notas eram lidas. Ele foi visto tomando um conjunto de papeis das mãos de um funcionário e o rasgou, fugindo do local na sequência. O ato foi sucedido por brigas e até incêndios de carros alegóricos que estavam no estacionamento do Anhembi.

Ele chegou a ser preso pela polícia, mas terminou solto e classificou a agressão como um “ato impensado”. Faria se apresentava como membro da diretoria da Império de Casa Verde, vínculo que foi negado pela escola, e já havia sido preso anteriormente por receptação, quando se recebe um produto que é sabidamente fruto de furto ou roubo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?