metropoles.com

Governo anuncia implantação do projeto Janela Única Aquaviária

Atualmente, o Brasil tem duas “janelas” relacionadas às operações de comércio exterior pelo modal marítimo

atualizado

Compartilhar notícia

Porto
1 de 1 Porto - Foto: null

O Ministério da Economia e o Ministério da Infraestrutura anunciaram, nesta quarta-feira (10/3), a implantação do projeto Janela Única Aquaviária, que resultará na inclusão do Porto Sem Papel 2.0, sistema de informação que busca reunir em um único meio de gestão as informações e os documentos necessários para a concessão de autorização para estadia de embarcações nos portos brasileiros.

De acordo com nota do Ministério da Economia, a medida vai reduzir a burocracia para dar mais previsibilidade e segurança aos usuários, diminuir o tempo dos processos e agilizar a logística aquaviária do comércio exterior brasileiro.

A pasta ainda informa que o projeto será implantado em etapas progressivas. A previsão é de que a Janela Única Aquaviária esteja totalmente implantada até 2023. O governo estima uma economia de R$ 10 bilhões anuais para os operadores logísticos e de comércio exterior.

Atualmente tem duas “janelas” relacionadas às operações de comércio exterior pelo modal marítimo. Uma é voltada à liberação de mercadorias para exportação e importação, representada pelo Portal Único Siscomex, que é gerenciado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) – ambas do Ministério da Economia.

Já a outra está relacionada a embarcações e atracações, dentro do sistema Porto Sem Papel (PSP), gerenciado pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) do Ministério da Infraestrutura.

“As iniciativas vão beneficiar, diretamente, todo o fluxo logístico das operações de comércio exterior realizadas pelo modal aquaviário, pois acarretarão racionalização de processos, eliminação de redundâncias e procedimentos desnecessários em vista da integração pretendida, com consequente redução de burocracia, custos, e aumento da competitividade do comércio exterior brasileiro”, aponta o Ministério da Economia.

A pasta ressalta ainda que além dessas janelas, os usuários precisam, em alguns casos, acessar outros sistemas de órgãos de governo também responsáveis pelas autorizações de estadia de embarcações, como o Portal Único Siscomex e PSP.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?