metropoles.com

Fórum de Governadores: OMS antecipará envio de vacinas ao Brasil

Coordenador do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias diz que foi acertada a antecipação de 4 milhões de doses da AstraZeneca

atualizado

Compartilhar notícia

NATHALIA KUHL/Metrópoles
Wellington Dias, do Piauí, coordenador do Fórum de Governadores
1 de 1 Wellington Dias, do Piauí, coordenador do Fórum de Governadores - Foto: NATHALIA KUHL/Metrópoles

Em meio à pandemia do coronavírus, os integrantes do Fórum Nacional de Governadores fizeram, nesta sexta-feira (16/4), um apelo à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena os trabalhos do fórum, a reunião com representantes de ambas as instituições “foi um sucesso”. Segundo ele, a OMS se propôs a adiantar doses de vacina ao Brasil ainda neste mês de abril.

Todos os governadores estavam presentes na reunião. Na ocasião, os políticos propuseram um “Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde”, com diretrizes “para a emergencial tomada de providências que possam mitigar o flagelo decorrente do novo coronavírus em solo brasileiro”.

De acordo com Dias, foi conseguida a antecipação de 4 milhões de doses da AstraZeneca. “É um momento em que a vida está em primeiro lugar. Quantas pessoas podem morrer pela falta dessas doses?”, diz o governador.

O documento apresentado à ONU e à OMS abordou alguns pontos do cenário da pandemia no Brasil. Os políticos pediram para incluir a antecipação, na remessa de vacinas, de medicamentos do kit-intubação e até o reforço de profissionais da área médica.

“Se o Brasil é reconhecido pela OMS como um centro da pandemia, pedimos que seja cumprido o contrato. Não queremos passar na frente de ninguém, queremos essas doses, em março, abril e maio, que foi estabelecido”, afirma Dias.

Ajuda humanitária

“No caso dos Estados Unidos, não temos contrato. Por isso que pedimos que vacinas que estejam sobrando sejam colocada para a ajuda humanitária”, acrescenta o governador sobre o apelo a Joe Biden, presidente dos Estados Unido.

Outro ponto abordado é a importação de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA): “A ONU se comprometeu a dialogar com a União Europeia, Índia e China, no sentido de buscar garantir ao Brasil a prioridade de entrega de vacinas. Solicitamos também a transferência tecnológica de IFA para o Brasil”.

Por último, Wellington Dias falou sobre a quebra das patentes: “Queremos valorizar a ciência, mas não é possível que os laboratórios fiquem impedidos de produzirem a partir do IFA”.

Otimista, o governador falou que, com essas medidas, o Brasil tem chance de imunizar rapidamente os brasileiros e, além disso, ajudar os outros países.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?