metropoles.com

Filme sobre chegada de Bolsonaro à Presidência tem apoio da Ancine

Com isso, o diretor, Josias Teófilo, fica autorizado a buscar recursos para o projeto com empresas e instituições no mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Josias Teófilo
1 de 1 Josias Teófilo - Foto: Reprodução/Facebook

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) autorizou a captação de recursos, no valor de R$ 530 mil, para o filme que trata da ascensão ao poder do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a partir das manifestações de 2013. Com isso, o diretor, Josias Teófilo, fica possibilitado de buscar recursos para o projeto com empresas e instituições no mercado.

As regras para angariar recursos estão no Artigo 1º da Lei do Audiovisual (Fomento Indireto). Em troca de recursos, as empresas conseguem benefícios fiscais. O projeto, apresentado com o nome Sinfonia nº 2, no entanto, ainda não captou nenhuma verba.

O projeto apresentado à Ancine é um documentário de longa-metragem sobre a história recente do Brasil, entre 2013 e 2018, e as crescentes tensões políticas e agitações sociais que levaram a uma alteração de eixo da política nacional e a uma crise de representatividade sem precedentes.

No Facebook, Josias Teófilo fez um post para defender o uso de recursos públicos no cinema e explicou a ideia do projeto, que se chamaria Nem Tudo se Desfaz.

“O meu filme, Nem Tudo se Desfaz, não é sobre Bolsonaro, mas sobre as causas da eleição de Bolsonaro, que, na narrativa do filme, remontam a 2013. E nunca ouvi falar que a Lei do Audiovisual seja exclusiva para esquerdistas”, afirmou.

Críticas
Jean Wyllys, o ex-deputado federal do PSol, criticou o diretor pelo Twitter. “Esses canalhas acusavam injustamente pessoas de usarem dinheiro público para propaganda, mentiram sobre a Lei Rouanet e sobre filmes que jamais utilizaram dinheiro público. Agora, fazem isso. Quem será a Leni Riefenstahl dessa propaganda fascista? Terá ao menos seu talento?”, escreveu o ex-parlamentar.

Leni Riefenstahl foi a principal cineasta do nazismo, sendo uma das mais importantes propagandistas do regime. Em resposta, Teófilo questionou: “Meu filme nem saiu e Jean Wyllys já está me atacando. Imaginem quando sair”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?