metropoles.com

Fachin é relator de interpelação do Rio contra ministro da Justiça

Documento pergunta se Torquato Jardim tem provas da ligação de autoridades cariocas com o crime organizado

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
fachin2
1 de 1 fachin2 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin foi sorteado relator da interpelação judicial do Estado do Rio contra o ministro da Justiça Torquato Jardim. O documento, assinado pelo procurador-geral do Estado, Leonardo Espíndola, questiona o chefe da pasta federal se ele tem provas de que políticos e comandantes de batalhões da Polícia Militar cariocas se associaram ao crime organizado.

Torquato afirmou que o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, não têm controle sobre a Polícia Militar do estado. Ambos rebateram a declaração. “Todo mundo sabe que o comando da PM no Rio é acertado com deputado estadual e o crime organizado”, afirmou o ministro.

Em resposta, o governo entrou com interpelação junto ao Supremo pedindo para que o ministro esclareça as acusações.

O procurador-geral do Estado, Leonardo Espíndola, diz estar claro que “o interpelado verbalizou acusações sobre o cometimento de crimes por parte de agentes públicos estaduais a partir de informações oficiais de inteligência do Ministério da Justiça e que, por força desta interpelação, merecem ser esclarecidas e comprovadas”.

Em outro trecho do documento encaminhado ao STF, Espíndola aponta a gravidade da declaração de Torquato Jardim. “Em resumo, o Interpelado, de modo incomum afirma que o governador do Rio de Janeiro, o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o chefe de Polícia, comandantes da Polícia Militar e deputados estaduais cometem crimes ou são lenientes com o seu cometimento. Isto é por demais grave e reclama providências, sendo esta interpelação uma delas”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?