metropoles.com

Enem deve ter questões discursivas e escolha de área a partir de 2024

Conselho Nacional de Educação recomendou uma série de alterações na prova nacional. Redação passará a ser feita no primeiro dia do exame

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
GDF oferece 3 mil vagas em curso preparatório para o Enem 2020
1 de 1 GDF oferece 3 mil vagas em curso preparatório para o Enem 2020 - Foto: Reprodução

O Conselho Nacional de Educação (CNE) recomendou nesta segunda-feira (14/3) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenha, a partir de 2024, questões discursivas, além das perguntas de múltipla escolha. 

De acordo com a recomendação do conselho, no segundo dia do exame, o estudante ainda poderá escolher a prova relativa a uma área específica, a depender da formação que quer cursar no ensino superior e de acordo com o cursado na escola. Atualmente, a prova conta com 180 questões das quatro áreas – todas de múltipla escolha – e uma redação.

O parecer com as recomendações para o novo formato do Enem foi aprovado pelo conselho por unanimidade e tem como base a reforma do ensino médio, sancionada em 2017, pelo governo de Michel Temer (MDB). Agora, deve ser homologado pelo Ministério da Educação.

Segundo a reforma, durante o ensino médio, os estudantes terão acesso a uma formação básica inicial e, depois, poderão optar por um “itinerário informativo”, ou seja, conteúdos específicos sobre determinada área do conhecimento ou formação técnica.

Outras mudanças

Além disso, o parecer do Conselho Nacional de Educação orienta que a prova de redação seja feita no primeiro dia do exame, junto de questões interdisciplinares sobre as quatro áreas de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza, e ciências humanas e sociais. 

No segundo dia do Enem, os estudantes poderão escolher entre quatro tipos de prova que tenham relação com o itinerário formativo feito no ensino médio. As opções são:

  • linguagens;
  • ciências humanas e sociais aplicadas;
  • matemática, ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática, ciências humanas e sociais aplicadas; e
  • ciências da natureza, ciências humanas e sociais aplicadas. 

No parecer do conselho, o órgão ainda recomenda a elaboração de um plano de transição de curto prazo para as novas orientações serem ajustadas até 2024, sendo alteradas completamente até 2030.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?