metropoles.com

TSE emite relatório zerésima e atesta integridade do sistema eleitoral

A medida, realizada na véspera da eleição, tem a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados para presidente ou vice

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Ficha impressa na urna eletrônica TRE SP é é organizada para a eleição 2022
1 de 1 Ficha impressa na urna eletrônica TRE SP é é organizada para a eleição 2022 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado (29/10), a cerimônia de verificação dos sistemas eleitorais, no Espaço Multiuso, subsolo do edifício-sede da Corte, em Brasília (DF). Em seguida, foi emitido o relatório zerésima, que tem a finalidade de comprovar a inexistência de votos computados nos equipamentos.

“O que comprovamos aqui é que o sistema lacrado em 2 setembro é o que está aqui. Não há votos computados”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral, Julio Valente, ressaltando que as entidades fiscalizadoras acompanharam o processo durante um ano.

A emissão da zerésima teve um atraso de 2 horas. De acordo com Julio, a demora ocorreu “por instabilidades esperadas no sistema, devido às mudanças que precisam ser feitas durante as eleições”.

A verificação está prevista na Resolução TSE n° 23.673, de 2021, que trata dos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. Durante o evento, foram aferidos os sistemas de Gerenciamento da Totalização, Receptor de Arquivos de Urnas, InfoArquivos e Transportador WEB.

O evento também foi realizado na véspera do primeiro turno das Eleições 2022, realizado em 2 de outubro.

Fiscalização

Representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fiscais, delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, além das Forças Armadas, acompanharam a emissão do relatório zerésima. Eles foram convocados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, por meio de edital.

A zerésima é um relatório emitido pelo Sistema de Totalização para demonstrar que ainda não foi registrado nenhum voto antes de concluída a apuração pelas urnas.

O documento é emitido separadamente para cada nível de abrangência das eleições: pelo TSE, relativamente à eleição para presidente e vice-presidente da República; pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), no caso dos pleitos presidenciais, para governador, vice-governador, senador, deputados federais, estaduais e distritais; e pelas zonas eleitorais, no que se refere às eleições federais e estaduais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?