metropoles.com

Mercadante sobre volta ao Planalto: “Pela porta da frente”

Ex-ministro Mercadante esteve em reunião da equipe de transição com ministros do atual presidente, Bolsonaro, na tarde desta quinta (3/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
O coordenador da equipe de transição de Lula e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, caminha pela entrada do Senado Federal junto a Gleisi Hoffman e Aloisio Mercadante - Metrópoles
1 de 1 O coordenador da equipe de transição de Lula e vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, caminha pela entrada do Senado Federal junto a Gleisi Hoffman e Aloisio Mercadante - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após reunião com ministros do presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (3/11), o ex-ministro Aloizio Mercadante (à esquerda na imagem em destaque) comentou a volta ao Palácio do Planalto: “Eu acho que só tem uma forma de voltar ao Planalto para exercer um cargo público, é pela porta da frente, por voto popular, numa eleição limpa, como foi a que nós vivemos”.

O PT deixou o poder em 2016, após impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Desde então, quadros do partido estiveram ausentes das decisões tomadas na sede da Presidência da República.

Ex-ministro de várias pastas nas gestões Dilma, Mercadante foi um dos coordenadores da campanha de Lula neste ano. Foi ele quem comandou, por exemplo, a elaboração do plano de governo do ex-presidente.

0

Formado em economia pela Universidade de São Paulo, a USP, o ex-ministro tem 68 anos de idade e, atualmente, preside a Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT.

Mercadante é cotado para assumir uma pasta no terceiro governo Lula. Ele é apontado por petistas graúdos, nos bastidores, como um dos possíveis nomes para assumir o Ministério das Relações Exteriores.

Reunião no Planalto

Mercadante, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reuniram-se na tarde desta quinta com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o da Secretaria-Geral, Luiz Eduardo Ramos.

Em entrevista à imprensa após o encontro, Alckmin classificou a conversa como “bastante proveitosa, muito objetiva”.

Os 50 nomes que irão compor a equipe de transição de Lula serão publicados a partir de segunda-feira (7/11) no Diário Oficial da União (DOU). Também a partir de segunda, serão iniciados os trabalhos presenciais no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que irá funcionar nos próximos dois meses como sede do gabinete de transição.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?