metropoles.com

Lula sobe tom contra Bolsonaro e promete “surra que ele ficará roxo”

Candidato petista à Presidência participou de comício nesta terça-feira (11/10) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Cadu Bruno/Metrópoles
Lula no Rio 1
1 de 1 Lula no Rio 1 - Foto: Cadu Bruno/Metrópoles

Rio de Janeiro – Ao lado dos principais apoiadores no estado do Rio de Janeiro, o candidato petista ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de uma carreata e de um comício nesta terça-feira (11/10) em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No ato, realizado no campo do Heliópolis, ele  subiu o tom contra seu oponente no segundo turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “ignorante” e “mal-educado”.

“Outro dia esse presidente ignorante disse que eu ganhava eleição no Nordeste porque o povo lá é analfabeto. Quem aqui tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse cidadão”, discursou Lula.

O candidato do PT agradeceu o apoio do prefeito de Belford Roxo e presidente estadual do União Brasil no Rio de Janeiro, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, e prometeu vencer Bolsonaro no estado. No primeiro turno, o petista foi derrotado pelo atual presidente na capital e nos 13 municípios da Baixada Fluminense.

“Nós vamos ganhar a eleição no estado do Rio. Vamos dar um surra nele [Bolsonaro] em Belford Roxo, vamos dar uma surra que ele vai ficar roxo, vai ficar roxo. Porque o cipó de Belford dói, e deixa roxo”, provocou, fazendo trocadilho com o nome da cidade.

Lula ainda lembrou a ofensa de Bolsonaro contra a mulher do presidente francês Emmanuel Macron, Brigitte Macron: “A gente tem um presidente que é mal-educado. O presidente da França veio aqui e ele [Bolsonaro] foi fazer a barba. O presidente francês é casado com uma mulher mais idosa, ele falou mal dela. Por que ele tem que xeretar a vida dos outros? Porque não olha para a família dele?”, questionou.

Base eleitoral na Baixada

O encontro desta terça sela uma importante aliança para o candidato petista no segundo turno da corrida presidencial, já que Waguinho, evangélico, conta com uma grande base eleitoral na Baixada.

0

Waguinho ajudou a reeleger a mulher, a deputada federal Daniela do Waguinho (União), em primeiro lugar no estado, com 213.706 votos, e Márcio Canella (União), o mais votado para deputado estadual. Cobiçado pela campanha de Bolsonaro, Waguinho optou por ficar ao lado de Lula, que agradeceu.

“Quero agradecer Waguinho pela coragem. Belford Roxo é livre”, afirmou o petista. Daniela do Waguinho disse no palco, ao lado do marido, que o casal tem recebido ataques desde que oficializou o apoio a Lula. Eduardo Paes, prefeito do Rio, também esteve no ato e disse que muitos prefeitos têm ligado para ele, dizendo apoiarem Lula, mas temem fazer a manifestação publicamente.

Já Waguinho prometeu “multiplicar votos” a favor do ex-presidente na Baixada Fluminense. “Vamos multiplicar os votos, Rio de Janeiro vai virar e Lula sairá daqui em primeiro lugar”, disse o prefeito de Belford Roxo.

O evento também contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), André Ceciliano (PT), do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), de Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, e de Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?