metropoles.com

Lula procurará todos setores no 2º turno: “Escolha não é ideológica”

PT iniciou conversas com líderes partidários para tentar levar Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke para o palanque de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atendem a imprensa em são paulo
1 de 1 ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atendem a imprensa em são paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (3/10), que vai procurar o apoio de todos os setores da sociedade que não votaram nele no 1º turno para garantir a vitória sobre o presidente Jair Bolsonaro (PT) na fase final da campanha.

A cúpula do PT já iniciou contatos com os partidos dos três principais candidatos derrotados no 1º turno: as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

“Vamos conversasr com todas as pessoas neste país que não votaram conosco no 1º turno. Agora, a escolha não é ideológica”, afirmou Lula, que pretende expandir o que ele classifica como “bloco democrático” para derrotar Bolsonaro.

Apesar do abatimento dos aliados que esperavam uma vitória no domingo (2/10), Lula ressaltou durante uma reunião de coordenação de campanha, em São Paulo que foi a primeira vez que um presidente da República que disputa a reeleição perde o 1º turno.

“Nós temos consciência que 60% do povo brasileiro rejeitou esse governo. É importante lembrar que, pela primeira vez, alguém que tem cargo de presidente perde no primeiro turno. E vai perder muito mais feio no segundo porque a nossa distância vai aumentar muito”, declarou o petista.

Lula avançou ao 2º turno com 48,4% dos votos válidos contra 43,2% de Bolsonaro e ressaltou que foi a primeira vez que um presidente da República perdeu a eleição no 1º turno.

Veja como foi a apuração de votos do 1° turno presidencial

O ex-presidente afirmou ainda que vai “alargar” a vantagem que obteve no Nordeste e intensificar a campanha em São Paulo e em regiões de Minas Gerais que ele não visitou. Tratam-se dos dois maiores colégios eleitorais do país. Lula venceu em Minas, mas perdeu em São Paulo.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que o partido vai trabalhar para ter Ciro, Simone e Soraya no palanque de Lula e que também vai procurar o PSDB em busca de apoio ao ex-presidente em troca de algumas adesões nas eleições a governador que foram para o 2º turno, como no Rio Grande do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?