metropoles.com

Genial/Quaest: Lula e Bolsonaro têm empate técnico em quatro regiões

No Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, os dois candidatos estão empatados dentro da margem de erro. Lula conta com vantagem no Nordeste

atualizado

Compartilhar notícia

Yanka Romão/Arte/Metrópoles
lula e bolsonaro
1 de 1 lula e bolsonaro - Foto: Yanka Romão/Arte/Metrópoles

Dados da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31/8), mostram que o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), estão empatados dentro da margem de erro em quatro das cinco regiões: Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o favoritismo do petista continua sendo explicado pela vantagem dele em relação a Bolsonaro no Nordeste: são quase 40 pontos percentuais (Lula tem 58% das intenções de voto na região, contra 21% de Bolsonaro).

No Sudeste, Lula também aparece com vantagem, mas menor: 39%, contra 36% de Bolsonaro, o que representa empate técnico. Outros candidatos têm 12%, e brancos, nulos e indecisos representam 10%.

No Sul, é Bolsonaro quem fica numericamente à frente (39% a 36%), novamente empatados dentro da margem de erro.

A sondagem apontou cenário de estabilidade na corrida presidencial em relação aos últimos levantamentos do instituto. Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são apresentados ao entrevistado, Lula e Jair Bolsonaro oscilaram um ponto para baixo, dentro da margem de erro de dois pontos, chegando a 44% e 32%, respectivamente.

Em 3 de agosto, a Quaest indicou Lula com 44% das intenções de voto, e Bolsonaro (PL) com 32%. Duas semanas depois, em 17 de agosto, Lula marcou 45%, e Bolsonaro, 33%. Agora, os dois líderes voltaram ao patamar do início do mês: 44% a 32%.

Completaram a lista do cenário estimulado: Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), com 3%; Pablo Marçal (Pros), com 1%; Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Eleitores indecisos totalizam 6%; votos brancos e nulos e entrevistados que não pretendem votar, 5%. Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram.

Pesquisa espontânea

Já no cenário espontâneo, que não oferece ao entrevistado os nomes dos presidenciáveis, Lula aparece com 32%, e Bolsonaro, 25%. Indecisos são 37%. Ciro Gomes aparece com 3%. Branco, nulo e não pretende votar representam 2%. Em relação aos dois últimos levantamentos, Lula e Bolsonaro seguiram oscilando dentro da margem de erro: Lula caiu um ponto, ao passo que Bolsonaro caiu dois.

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa apontou cenário estável também em eventual segundo turno: Lula com 51%, e Bolsonaro, 37%. Branco, nulo e não pretende votar respondem por 9%. Indecisos somaram 4%. Em 3 de agosto, o retrato do ex-presidente e do atual mandatário era o mesmo: 51% a 37% no segundo turno. Em 17 de agosto, foi de 51% a 38%, ainda dentro da margem de erro.

De 25 a 28 de agosto, a Quaest fez 2 mil entrevistas pessoais com eleitores a partir de 16 anos. A margem de erro é de três pontos; o nível de confiança, 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00585/22.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?