metropoles.com

Eleições 2022: Wellington Fagundes é reeleito senador em Mato Grosso (MT)

Wellington Fagundes é senador desde 2015, e tentava reeleição. Ele conseguiu maioria dos votos já no primeiro turno

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandra Martins/ Câmara dos Deputados
Wellington Fagundes reembolsou R$ 224 mil em combustíveis para aviões particulares
1 de 1 Wellington Fagundes reembolsou R$ 224 mil em combustíveis para aviões particulares - Foto: Alexandra Martins/ Câmara dos Deputados

Wellington Fagundes (PL) foi reeleito para cadeira no Senado Federal pelo estado de Mato Grosso (MT). Os resultados foram divulgados neste domingo (2/10) após apuração das urnas. Em segundo lugar no pleito, ficou o deputado federal Neri Geller (PP).

Também estavam na disputa Antônio Galvan (PTB), Jorge Yanai (DC), José Roberto (Psol), Kassio Coelho (Patriota) e Feliciano Azuaga (Novo).

Fagundes nasceu em 1° de junho de 1957, em Rondonópolis (MT). Ele é formado médico veterinário pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Entrou para a política como presidente da Associação Comercial Industrial de Rondonópolis por dois mandatos, de 1983 a 1986.

De 1991 a 2015, foi deputado federal. É senador pelo estado mato-grossense desde 2015.

Eleições 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital). O segundo turno será dia 30.

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?