metropoles.com

Bolsonaro venceu em 87 das 100 cidades com maior mortalidade por Covid

Levantamento considerou os municípios que têm mais de 20 mil habitantes e registraram maior quantidade de mortes proporcionais por Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Yanka Romão/Arte/Metrópoles
lula e bolsonaro
1 de 1 lula e bolsonaro - Foto: Yanka Romão/Arte/Metrópoles

No primeiro turno das eleições, Jair Bolsonaro (PL) venceu em 87% das cidades com mais mortes proporcionais causadas pela pandemia de Covid-19. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou à frente em 13% delas.

Levantamento feito pelo Metrópoles cruzou dados disponíveis pelo Ministério da Saúde sobre os óbitos por coronavírus nos municípios brasileiros com informações compartilhadas pela plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram levadas em consideração as 100 primeiras cidades de 20 mil habitantes, ou mais, com maior percentual de mortes por 100 mil.

Com pouco mais de 160 mil habitantes, São Caetano do Sul (SP) teve 1.139 falecimentos até a última quinta-feira (6/10). A cidade registrou o maior índice de mortalidade dentro do recorte definido, com 707 óbitos por 100 mil habitantes. No município, Bolsonaro venceu com 57.617 dos votos (50,33%), enquanto Lula conquistou 38.172 (33,34%).

Os resultados completos podem ser conferidos na tabela abaixo:

A localidade mais bolsonarista foi Colíder, no Mato Grosso, com 76% dos votos dados ao candidato do PL. Na cidade, morreram 496 pessoas pelo coronavírus a cada 100 mil habitantes.

Lula levou a melhor em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, onde teve 61,93% dos votos. Com população de 48 mil habitantes, o município registrou 239 óbitos pela Covid-19.

No que se refere apenas às 30 cidades com população superior a 100 mil habitantes mais afetadas pela Covid, Lula venceu apenas em Niterói (RJ) e Ituiutaba (MG).

O recorte populacional acima de 20 mil habitantes foi considerado para não gerar distorções nos possíveis resultados. Cidades com quantidade pequena de moradores poderiam ter taxa de mortalidade muito alta, mesmo tendo registrado poucos óbitos. É o caso de Santa Clara d’Oeste (SP), que perdeu 1,04% da população para o coronavírus, mas teve 22 mortes entre as 2.115 pessoas que residem no local.

Os dados começaram a ser consultados pela reportagem na segunda-feira (1º/10). Como as informações são atualizadas diariamente, é possível que novos óbitos tenham sido computados depois do início do levantamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?