metropoles.com

Eleições 2022: Marcos Pontes (PL) é eleito senador por São Paulo

Candidato contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do candidato a governador de São Paulo Tarcísio Freitas (Republicanos)

atualizado

Compartilhar notícia

marcos-pontes-ministro
1 de 1 marcos-pontes-ministro - Foto: null

São PauloMarcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo nas Eleições de 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado na noite deste domingo (2/10).

O político, que usa o apelido de astronauta, se candidatou ao Senado com apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e do concorrente ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pontes foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no governo de Bolsonaro, entre 2019 a 2022. O político do PL já foi filiado a outros partidos como DEM e PSB, PSL.

Astronauta

O novo senador é tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira e já foi aviador e piloto de caça. Até hoje, o militar mantém o posto de único astronauta brasileiro a ter ido para o espaço.
Ele se formou engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem mestrado em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School (EUA). Marcos Pontes tem 59 anos e nasceu em Bauru, no interior do estado paulista.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?