metropoles.com

Eleições 2020: com urnas fechadas às 17h, começa a apuração no país

Neste ano, foram 19.346 candidatos a prefeito; outros 518.328 candidatos disputam as vagas de vereador nas câmaras municipais

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
Urnas eletrônicas
1 de 1 Urnas eletrônicas - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A votação para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 municípios do país se encerrou às 17h (horário local) deste domingo (15/11) em todo o país. Acompanhe a apuração dos resultados na página especial do Metrópoles.

Os boletins de urna das eleições municipais de 2020 começarão a ser emitidos logo após o fechamento das urnas. A partir das 17h, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.

Nas eleições deste ano, a totalização dos votos será concentrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e não mais nos tribunais regionais, como no pleitos anteriores. Trata-se de um avanço na tecnologia de apuração.

Candidatos e eleitores

De acordo com o TSE, o número de candidatos, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, nestas eleições é recorde: 557.394, dos quais 96,65% foram declarados aptos.

No total, são 518,3 mil candidatos a vereador e 19,3 mil candidatos a prefeito. Mais de 24 mil concorrem à reeleição.

O número de eleitores aptos a ir às urnas neste domingo também foi o maior na história do país. Segundo o TSE, 147.625.767 pessoas estavam aptas para votar.

Pandemia e locais sem votação

Previstas para serem realizadas em outubro, as eleições deste ano foram adiadas para novembro em razão da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Pela mudança, o primeiro turno foi marcado para este domingo (15/11), e o segundo, em caso de necessidade, para 29 de novembro.

Também por conta da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral ampliou em uma hora a votação deste domingo: das 7h às 17h, sendo o período entre as 7h e as 10h preferencial para eleitores com mais de 60 anos.

Além disso, alguns locais não realizaram eleições. É o caso do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha. Não há prefeitura ou câmara municipal nos locais.

Em Macapá, capital do estado do Amapá, também não houve votação neste domingo. O pleito na capital foi adiado em decorrência de um apagão provocado por um incêndio em uma subestação na Zona Norte do estado.

O adiamento foi determinado pelo TSE, após um pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. As novas datas para a realização do pleito na capital ainda serão definidas. O prazo limite é 27 de dezembro.

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?