metropoles.com

MEC cria grupo de trabalho para organizar estudos técnicos sobre o Fies

Grupo se reunirá quinzenalmente e terá duração de 180 dias. Equipe fará diagnóstico da situação atual do Fies

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Carteiras e cadeiras em sala de aula vazia, iluminada ao fundo por luz solar - Metrópoles
1 de 1 Carteiras e cadeiras em sala de aula vazia, iluminada ao fundo por luz solar - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC) instituiu um grupo de trabalho (GT) para organizar estudos técnicos sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A medida foi assinada pelo ministro Camilo Santana na segunda-feira (6/3) e será oficializada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8/3).

O grupo ficará responsável por realizar diagnósticos sobre a situação atual do programa e apresentar proposta e cronograma para realizar estudos sobre o Fies. A equipe se reunirá quinzenalmente e ficará subordinada à Secretaria-Executiva da pasta, com duração de 180 dias.

A portaria nº 390, que institui o GT, esclarece também que o grupo ” poderá convidar servidores de outros órgãos da administração pública, bem como especialistas de notório saber relacionado à matéria, para, meramente, assessoramento técnico e suporte aos trabalhos, sempre que a participação for necessária ao esclarecimento de temas relacionados ao Fies”.

A equipe será composta de representantes da secretaria-Executiva (SE); da secretaria de Educação Superior (Sesu); da secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres); da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi); da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic); do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inscrições abertas

As inscrições para o Fies começaram nesta terça-feira (7/3). O programa de financiamento do ensino superior oferece 67 mil vagas para o primeiro semestre.

Será possível se inscrever em três opções de curso até a próxima sexta-feira (10/3). Para se inscrever, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2022, com média de nota igual ou superior a 450, sem zerar a redação. Os candidatos podem ter a renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?