metropoles.com

MEC cria grupo de trabalho para atualizar legislação do Fundeb

Medida publicada no Diário Oficial para reavaliar Fundeb se une a outras anunciadas pelo MEC, como reavaliação do Fies e novo ensino médio

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem do Ministério da Educação sediado em Brasilia- Metrópoles
1 de 1 Imagem do Ministério da Educação sediado em Brasilia- Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Educação (MEC) instituiu grupo de trabalho (GT), nesta sexta-feira (10/3), para atualização a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O grupo se reunirá semanalmente e terá duração de 12 meses, coordenada por um representante da Secretaria Executiva da pasta.

A equipe será composta por representantes de secretarias do ministério e também do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O GT será responsável por “formular estudos preliminares para subsidiar proposta de atualização da legislação de regulamentação” do Fundeb”. Durante a atuação, será possível convidar “representantes de órgãos e entidades públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas, quando útil para o cumprimento das suas finalidades”.

Nesta semana, o MEC também instituiu grupo de trabalho para organizar estudos técnicos sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O grupo ficará responsável por realizar diagnósticos sobre a situação atual do programa e apresentar proposta e cronograma para realizar estudos sobre o Fies. A equipe se reunirá quinzenalmente, também subordinada à Secretaria-Executiva da pasta, com duração de 180 dias.

Consulta público para novo ensino médio

A pasta também abriu uma consulta pública na quinta-feira (9/3) para avaliar e reestruturar a política nacional de ensino médio. O chamado novo ensino médio tem sido alvo de protestos de diferentes parcelas da sociedade, como movimentos estudantis, que pedem a revogação da reforma aprovada durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

O MEC realizará pesquisas de âmbito nacional sobre o novo ensino médio com membros da comunidade escolar. Serão ouvidos estudantes, professores e gestores escolares sobre a experiência de implementação nas 27 Unidades da Federação, informou a pasta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?