metropoles.com

Candidatos no Enem ganham mais tempo para tentar isenção

Este ano, 6.135.418 confirmaram a inscrição, o menor número desde 2013. No DF, são 113.266

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Enem-2016
1 de 1 Enem-2016 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Balanço divulgado pelo Ministério da Educação nesta terça-feira (30/5) aponta que 7.603.290 estudantes se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Destes, 113.266 são do Distrito Federal.

O número de inscritos é menor que o do ano passado, de 9.276.328. Dos 7,6 milhões inscrições que o MEC recebeu em 2017, 6.135.418 foram confirmadas — é o menor número desde 2013. O restante inclui candidatos que não pagaram a taxa que não souberam fazer a solicitação de isenção por não compreenderem o sistema.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu um prazo de até às 12h do dia 25 de junho para quem quiser entrar com recurso e garantir a isenção do pagamento da taxa no exame.

Os interessados devem encaminhar a documentação comprobatória para o e-mail isencaoenem@inep.gov.br com o assunto “Recurso Administrativo – Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2017” e a mensagem deve conter o nome completo, o CPF e o número de inscrição do participante; bem como o nome completo e o CPF da mãe. A ausência de qualquer uma dessas informações inviabilizará a análise. A relação dos documentos aceitos está no portal do Inep e também pode ser obtida por meio do 0800-616-161.

Os critérios para a isenção da taxa de inscrição mudaram neste ano, dificultando a confirmação de muitos candidatos. O Inep incluiu no sistema um cruzamento de dados entre a declaração de carência e os dados do governo federal sobre famílias carentes. Por isso, subiu o total de pedidos de isenção recusados no Enem.

Diante de muitas queixas dos candidatos, foi feito um acordo entre o Inep e o Ministério Público Federal que garante um prazo adicional de 30 dias para quem quiser ter acesso à gratuidade.

Banca indefinida
Durante coletiva com a participação do ministro da Educação, Mendonça Filho, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, disse que o instituto ainda não definiu a entidade que vai encabeçar a banca organizadora do exame. “Ainda estamos em negociação”, ressaltou.

Em abril deste ano, o Inep anunciou o rompimento do contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), da Universidade de Brasília (UnB), que juntamente com a Cesgranrio organizava toda a logística do Enem.

A gota d’água para o afastamento da instituição teria sido a suspeita de fraudes no concurso para delegado da Polícia Civil de Goiás, organizado pelo Cebraspe e realizado em 5 de fevereiro deste ano. O Ministério Público abriu uma investigação em março devido ao excesso de notas altas em uma prova considerada difícil. A Justiça suspendeu o concurso.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?