metropoles.com

MP investiga possíveis fraudes em concurso para delegados em Goiás

Promotora achou estranho o fato de muitas pessoas terem tirado notas altas em um certame considerado difícil

atualizado

Compartilhar notícia

SSP-GO/Divulgação
Delegacia Luziânia
1 de 1 Delegacia Luziânia - Foto: SSP-GO/Divulgação

O Ministério Público de Goiás investiga possíveis fraudes no concurso para delegado de polícia, realizado no estado no dia 5 de fevereiro. Segunda a promotora que moveu a ação contra o certame, um dos indícios de irregularidades é o alto número de notas altas em uma prova considerada difícil.

O concurso foi divulgado ainda no segundo semestre de 2016 e serviria para selecionar 36 delegados para a Polícia Civil de Goiás. Os salários partiam de R$ 15,2 mil e ao menos 13,3 mil pessoas se inscreveram para a prova.

Entretanto, após a divulgação de resultados e gabaritos, muitos participantes reclamaram. A promotora Leila Maria de Oliveira instaurou um inquérito civil para apurar as denúncias. Segundo ela, alguns fatores apontam para as possíveis fraudes, como a taxa elevada de notas altas, existência de dois irmãos com notas semelhantes e o fato de um dos primeiros colocados ser acusado de crimes administrativos.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), antigo Cespe e organizador do certame, foi convocado para uma reunião com a promotora.

Em nota, o Cebraspe informou que ainda não foi notificado, mas que ajudará nas investigações.

“Por oportuno, o centro destaca que a segurança dos eventos que realiza é uma prioridade nessa Instituição e que as medidas de controle de irregularidades em concursos são alvo de constante aperfeiçoamento. Por prezar pela absoluta lisura e transparência em todas as atividades que realiza, o Cebraspe esclarece que, caso seja constatado processo ilícito em qualquer seleção sob responsabilidade deste centro, a qualquer tempo, será aplicada penalidade cabível para este tipo de situação, conforme regras editalícias que regem os eventos.

Por fim, o Cebraspe informa que contribui continuamente com os órgãos de controle a fim de garantir a legalidade e a isonomia em todos os eventos que realiza”, alegou a instituição na nota.

Suspensão em Brasília
As investigações de fraudes em concursos também têm sido frequentes em Brasília. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou, nesta terça-feira (7/3), a anulação do concurso para soldado condutor e operador de viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

O órgão justificou o pedido baseado em mais de 100 denúncias de irregularidades sobre o certame que chegaram ao conhecimento do MPDFT. Diante destas informações, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) recomendou que o Comando-Geral dos Bombeiros anule, em 48 horas, a primeira etapa do concurso para o cargo de soldado condutor e operador de viaturas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?