metropoles.com

Porcentual de famílias endividadas cresce a 57,9% em março, revela CNC

Na comparação com março de 2016, o nível de endividamento caiu 2,4 pontos porcentuais, ante os 60,3% registrados ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
contas
1 de 1 contas - Foto: iStock

O porcentual de famílias endividadas em todo o Brasil alcançou 57,9% em março, alta de 1,7 ponto porcentual em comparação com fevereiro, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ao divulgar nesta terça-feira (28/3), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

Na comparação com março de 2016, o nível de endividamento caiu 2,4 pontos porcentuais, ante os 60,3% registrados ano passado. Em nota, Marianne Hanson, economista da CNC, diz que essa queda “indica um ritmo ainda fraco de concessão de empréstimos e financiamentos para as famílias”.

Também houve aumento na proporção de famílias que se declararam “muito endividadas”, segundo a CNC. De fevereiro para março, o porcentual subiu de 14% para 14,2% do total de famílias. Na comparação anual, entretanto, houve queda de 0,1 ponto porcentual.

A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso também aumentou de 23% em fevereiro para 23,7% em março. Em igual mês do ano passado, esse indicador estava em 23,5%. A parcela de famílias que disseram que não terão como pagar as dívidas e que, portanto, permanecerão inadimplentes aumentou em ambas as bases de comparação. Alcançou 9,9% em março de 2017 ante 9,8% em fevereiro e 8,3% em março de 2016.

“Esse é o maior patamar do indicador desde janeiro de 2010, quando estava em 10,2%”, diz a nota da CNC.

O tempo médio de atraso para o pagamento de dívidas foi de 64,8 dias em março de 2017, acima dos 62,6 dias de março de 2016. Em média, o comprometimento com as dívidas foi de 7,1 meses, sendo que 33,8% das famílias possuem dívidas por mais de um ano.

Entre os que se disseram endividados, 22% afirmam ter mais da metade da sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas. Ainda entre os endividados, a parcela média da renda comprometida com dívidas ficou em 30,2% em março, ante 31,1% em igual período do ano passado.

Para 76,6% das famílias que possuem dívidas, o cartão de crédito foi a principal modalidade de financiamento, seguido de carnês (15,1%) e, em terceiro, financiamento de carro (10,2%). Essa composição se manteve em relação a edições anteriores da Peic.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?