metropoles.com

Inflação do aluguel sobe 17,78% no ano; segunda maior alta desde 2002

Desde o início da pandemia, o índice tem subido bem acima da inflação oficial do país, sinal de alerta para famílias que moram de aluguel

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
moeda de R$ 1
1 de 1 moeda de R$ 1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A inflação do aluguel encerrou o ano de 2021 com alta de 17,78%. O índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) ficou em 0,87% em dezembro, de acordo com informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas, nessa quarta-feira (29/12).

No mesmo período do ano passado, o índice havia subido 0,96% e acumulou alta de 23,14% em 2020. Apesar da desaceleração, o IGP-M obteve a segunda maior alta anual desde 2002.

Desde o início da pandemia da Covid-19, quando o setor de habitações sofreu um boom, o índice tem subido bem acima da inflação oficial do país, medida pelo IPCA.

Entre os três componentes que pressionaram essa alta, estão as matérias-primas, commodities e produtos industriais. A disparada impacta diretamente famílias que moram de aluguel.

Composição do IGP-M

  •  Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): possui peso de 60% na composição da inflação do aluguel. Subiu 0,95% em dezembro puxado pelos bens intermediários (38,37%), produtos industriais (22,22%) e produtos agropecuários (16,65%);
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC): possui peso de 30% na composição da inflação do aluguel. Subiu 0,84% em dezembro, com pressão vinda do grupo transportes (18,84%) diante da disparada dos combustíveis.
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): peso de 10% no IGP-M. Avançou 0,30% em dezembro, puxado pelos custos de materiais, equipamentos e serviços (21,45%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?