metropoles.com

Alimentos e refino de petróleo puxam alta da inflação industrial

Com um aumento de 2,97%, o  setor de alimentos foi a atividade com maior peso na taxa de julho (23,66%), teve grande impacto no cálculo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
homem compra produtos em geladeira de mercado
1 de 1 homem compra produtos em geladeira de mercado - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A alta dos preços no setor industrial, chamada também de inflação da indústria, foi puxada pelo grupo de alimentos e de refino de petróleo. Com um aumento de 2,97%, o  setor de alimentos foi a atividade com maior peso na taxa de julho (23,66%), teve grande impacto no cálculo do índice no mês.

Os produtos que mais influenciaram o resultado foram o leite e seus derivados, seguido pelo açúcar, derivados de soja e carnes e suas miudezas de aves congeladas.

Já o aumento de 3,45% em julho no refino de petróleo e biocombustíveis contribuiu para manter o grupo na primeira posição da variação acumulada no ano (35,99%) assim como no índice nos últimos 12 meses (59,94%).  Os destaques do mês foram o óleo diesel e a gasolina.

Conjuntura

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) teve alta de 1,21% em julho, em relação ao mês anterior, após uma variação de 1,01% na passagem de maio para junho. No acumulado do ano, o indicador atingiu 11,46%.

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (26/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em julho, das 24 atividades analisadas, 17 tiveram alta de preços.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?