metropoles.com

Doria anuncia redução de ICMS para medicamentos e veículos usados

O secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles, aproveitou o anúncio para dizer que o alto preço da gasolina não é culpa dos estados

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/Esp. Metrópoles
remédio medicamento saude comprimido alopada
1 de 1 remédio medicamento saude comprimido alopada - Foto: Myke Sena/Esp. Metrópoles

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira (29/9) que vai diminuir impostos de medicamentos, veículos elétricos, veículos seminovos, sucos e equipamentos de petróleo e gás em 2022.

O governo vai enviar nesta semana o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) à Assembleia Legislativa de São Paulo.

De acordo com Patrícia Ellen, secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, o crescimento do PIB paulista possibilitou que desonerações fiscais previstas para 2023 sejam aplicadas em 2022. Ao todo, as isenções somam R$ 3 bilhões.

Os medicamentos ficarão isentos de ICMS. Já os veículos usados terão a alíquota do imposto reduzida de 3,8% para 1,8%, enquanto para os elétricos, a redução vai de 18% para 14,5%,

Também serão beneficiados o setor de sucos e bebidas naturais, que terá o ICMS reduzido de 13,3% para 3%, e os
equipamentos de petróleo e gás, como bombas, serão isentos do imposto – hoje, o setor paga uma alíquota de 12% no tributo.

O secretário da Fazenda, Henrique Meirelles, aproveitou o anúncio para rebater críticas que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz com frequência sobre o preço da gasolina, e disse que a culpa não é dos estados.

“Quem sobe o preço dos combustíveis ou abaixa é a Petrobras. Os estados cobram um percentual fixo de ICMS, que não mudou nada. O resto é desvio de assunto. Inclusive tem outro aspecto que não se fala, que são todos os impostos federais que incidem no preço. É simples, sobe o preço do petróleo internacional, a Petrobras quer manter sua margem de lucro e sobe o preço”, pontuou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?