metropoles.com

Deputado que apalpou colega em SP vira réu por importunação sexual

Tribunal de Justiça acatou denúncia do Ministério Público de São Paulo contra Fernando Cury, que assediou Isa Penna na Alesp

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Alesp
Imagem colorida mostra Fernando Cury, de terno preto, abraçando a deputada Isa Penna, de vestido preto, pelas costas e posiciona sua mão direita sobre o seio direito dela. os dois estão de costas, em pé - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Fernando Cury, de terno preto, abraçando a deputada Isa Penna, de vestido preto, pelas costas e posiciona sua mão direita sobre o seio direito dela. os dois estão de costas, em pé - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Alesp

O deputado estadual Fernando Cury (sem partido) virou réu nesta quarta-feira (15/12) por importunação sexual contra a também deputada estadual Isa Penna (PSol). A denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP) foi aceita de forma unânime pelos 24 desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Cury foi expulso do partido ao qual era filiado, Cidadania, depois do episódio. Por 27 votos a 3, o diretório do partido seguiu a manifestação do Conselho de Ética Nacional da sigla, que havia dado parecer pela expulsão. Cabe recurso apenas ao diretório nacional do partido.

0
Há quase um ano, o deputado se aproximou de Isa Penna por trás, enquanto ela conversava no plenário da Alesp, e apalpou os seios da parlamentar. A cena estava sendo filmada e foi transmitida pela TV Assembleia.
Agora, Cury responderá uma ação penal. Quando o MP apresentou a denúncia contra o deputado, Isa celebrou a decisão ao Metrópoles: “Receber essa notícia é saber que a luta segue e que o assédio no trabalho ou em qualquer lugar precisa ter punições exemplares. O MP acolher significa que ele não é mais investigado e sim processado, então isso é um alívio pra mim”.
Em abril, os deputados paulistas decidiram, por unanimidade, pelo afastamento por 180 dias de Cury. Ele não recebeu salário durante o período.
0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações