metropoles.com

Deputado petista entra com pedido para CPMI do 8/1 ouvir Bolsonaro

A CPI mista foi instalada na última quinta-feira (25/5) para investigar os atos de ação e omissão ocorridos em 8 de Janeiro em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Assessoria
Rogério Correia, deputado federal do PT
1 de 1 Rogério Correia, deputado federal do PT - Foto: Assessoria

O deputado Rogério Correia (PT-MG) apresentou nesta sexta-feira (26/5) um pedido à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro. A CPMI foi instalada na última quinta-feira (25/5) para investigar os atos de ação e omissão ocorridos em 8 de Janeiro, nas sedes dos Três Poderes da República, em Brasília.

O requerimento enviado ao colegiado ainda tem de ser aprovado pelos parlamentares para, de fato, ser feito o convite ao ex-presidente.

Na justificativa do pedido, Correia afirma que a depredação aos prédios públicos surgiu da “reiterada ação de vários atores políticos inconformados com a derrota eleitoral, uma avalanche de publicações mentirosas nas redes sociais questionando o pleito eleitoral e a ação e omissão do então presidente Bolsonaro, que ao fim e ao cabo, pretendia a ruptura das bases da democracia”.

O deputado ainda cita o não-reconhecimento ofical por parte de Bolsonaro após o resultado da eleição presidencial que ocasionou sua derrota e as reiteradas “fake news” do ex-presidente como “alimento” aos seus apoiadores para protestos violentos.

“Os apoiadores do então presidente e candidato à reeleição, alimentados por uma rede de fake news e pelo próprio presidente iniciaram um processo de mobilização e ocupação de áreas em frente a instalações militares reivindicando a intervenção militar, de forma a evitar que, na hipótese de o candidato Luiz Inácio Lula da Silva vencesse as eleições, tomasse posse”, escreve.

“Este ambiente de reiteradas acusações de fraude eleitoral sem qualquer fundamento fez gestar e engrossar as ações de seus apoiadores, que chegaram a promover outros tantos atos violentos anteriormente ao ato final que foi a depredação dos prédios dos Poderes da República”, destaca o deputado do PT.

Até esta sexta, a CPI para apurar os atos antidemocráticos na capital federal possui 368 requerimentos para serem apreciados. As votações devem ter início na próxima quinta-feira, 1° de junho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?