metropoles.com

Deputado é condenado por violência política de gênero

Essa é a primeira vez em que um parlamentar é condenado por esse crime no Brasil. Trata-se do deputado estadual mais votado no Rio em 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Alerj
Imagem colorida mostra deputado estadual Rodrigo Amorim - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra deputado estadual Rodrigo Amorim - metrópoles - Foto: Reprodução / Alerj

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) condenou, nesta quinta-feira (2/5), o deputado estadual Rodrigo Amorim (União Brasil) por violência política de gênero. Essa é a primeira vez em que um parlamentar é condenado pelo crime no Brasil.

Ele foi condenado a multa de um ano e quatro meses, convertida no pagamento de 70 salários mínimos e prestação de serviços comunitários.

O deputado foi processado por supostamente ter assediado, constrangido e humilhado a vereadora Benny Briolly, primeira travesti eleita no Rio. Durante um discurso, Amorim se referiu à vereadora como “aberração da natureza”.

O parlamentar foi condenado com base no artigo 326-B do Código Eleitoral, que prevê como crime “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”.

Rodrigo Amorim foi o deputado estadual mais votado no Rio em 2018, com 140.666 votos. Ele ficou conhecido após quebrar a placa da vereadora assassinada Marielle Franco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?