metropoles.com

Dengue: Saúde quer distribuir doses a partir da 2ª semana de fevereiro

Ministra Nísia Trindade disse que as doses ainda não começaram a ser entregues em razão de uma exigência da Anvisa ao fabricante da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Julia Prado/MS
Imagem colorida de Ministra da Saúde Nísia Trindade
1 de 1 Imagem colorida de Ministra da Saúde Nísia Trindade - Foto: Julia Prado/MS

A distribuição da vacina contra a dengue para os 521 municípios brasileiros selecionados pode começar na segunda semana de fevereiro. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta terça-feira (30/1) que as doses ainda não começaram a ser entregues em razão de uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ser cumprida pelo laboratório Takeda, responsável pela produção do imunizante.

“A relação de prioridades da vacina já foi feita. A ideia é distribuir dentro daquele mapa já apresentado. Ainda não iniciamos essa distribuição porque há uma exigência e ela tem que ser cumprida pelo laboratório produtor. É uma exigência regulatória da Anvisa que a bula esteja em português. Estamos finalizando esse processo”, explicou.

“A partir do momento em que seja solucionada essa questão, essa é a nossa previsão. Não haverá por que ter mais delongas.”

De acordo com a ministra, a pasta não descarta a possibilidade de priorizar alguns dos 521 municípios selecionados, caso haja necessidade. “Não estabelecemos prioridades naquela lista, mas o critério de gravidade de casos, de número de casos sempre será considerado, se for necessário escalonar aquilo que já definimos como prioridade”, destacou.

Ainda segundo Nísia, na próxima quinta-feira (1º/2), o ministério, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) devem se reunir para a reunião mensal da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília. O tema da dengue deve retornar à pauta durante o encontro.

Novo balanço

Balanço divulgado nesta terça pelo Ministério da Saúde apresenta números preocupantes da dengue em todo o país: nas primeiras semanas de 2024, o Brasil já registra um acumulado de 217.841 casos prováveis da doença. Com a explosão de notificações, também se evidencia o número de mortes: 15 confirmadas e 149 sob investigação.

A incidência da dengue no país é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,9%.

No balanço anterior da doença, referente às três primeiras semanas de 2024, a pasta confirmou 12 mortes e 120.874 casos prováveis em todo o país. Havia ainda 85 óbitos sob investigação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?