metropoles.com

Covid: adolescentes devem ser vacinados após 1ª dose de adultos em GO

Secretaria de Estado da Saúde estima que a população com mais de 18 anos esteja imunizada até o mês de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Goiânia – Em Goiás, a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos deve ocorrer após a imunização da população adulta com, pelo menos, uma dose da vacina. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a expectativa é que a população goiana com mais de 18 anos seja imunizada até o próximo mês de setembro.

Em anúncio feito pelo ministro Marcelo Queiroga, nesta semana, a inclusão do grupo de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 será iniciada após envio da primeira dose para a vacinação de adultos com mais de 18 anos. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados.

Por meio de nota, a SES-GO informou que o Estado deve continuar seguindo as definições do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação, do Ministério da Saúde. “Dessa forma, aguarda as orientações técnicas da pasta.”

Já na capital goiana, a Secretaria de Saúde (SMS) informou, também por nota, que segue o mesmo planejamento emitido pelo Estado. Ainda segundo o comunicado tripartite divulgado na última terça-feira (27/7), após a distribuição da primeira dose para toda a população adulta (com 18 anos ou mais), será analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda doses, baseada, sempre, nas evidências científicas trazidas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações.

Mais doses

Na quarta-feira (28/7), Goiás recebeu dois novos lotes de vacina contra Covid-19, com total de 231.660 imunizantes. O primeiro carregamento desembarcou logo pela manhã, no Aeroporto Internacional de Goiânia, com 159.120 doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). À tarde, chegaram 72.540 vacinas da Comirnaty, do laboratório Pfizer. Com as unidades encaminhadas pelo Ministério da Saúde na terça-feira (27/7), Goiás completa 386.460 doses recebidas esta semana.

Do aeroporto de Goiânia, a carga foi encaminhada para a Central Estadual de Rede de Frio, no Jardim Santo Antônio, para contagem e redistribuição para os municípios goianos. As vacinas da AstraZeneca serão usadas exclusivamente para aplicação da dose de reforço. Já os imunizantes do laboratório Pfizer serão destinados à primeira e segunda doses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?