metropoles.com

Com “oscilação” de casos, Saúde diz que monitora cenário da Covid

Após chegada no país da subvariante EG.5, conhecida como Eris, pasta registrou oscilação nos números de casos e mortes por Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
fachada ministério da saúde - Metrópoles
1 de 1 fachada ministério da saúde - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério da Saúde se pronunciou nesta quarta-feira (6/9) sobre a “oscilação” no número de casos de Covid-19 no país. Estudos da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) registraram alta messe número depois da chega da subvariante EG.5, conhecida como Eris, ao Brasil.

A pasta diz, em nota, que “permanece em alerta constante para identificar eventual cenário de crescimento nos registros de casos e óbitos no país”. O ministério também reforça que a vacinação atualizada com as doses de reforço indicadas para cada faixa etária continua a ser a principal medida de prevenção indicada.

“O cenário epidemiológico da Covid-19 no país é monitorado permanentemente pela pasta, sendo disponibilizados para a população brasileira os dados mais atualizados sobre a evolução da doença”, lembra a pasta.

“Nas últimas quatro semanas, entre os exames com resultado positivo para os vírus respiratórios, 25,1% foram registrados para Covid-19 – três pontos percentuais a mais em relação ao mês anterior. Já sobre óbitos, a presença do vírus da Covid-19 foi registrada em 54,4% dos casos, dois pontos percentuais a mais em relação ao mês anterior”, informa o posicionamento.

A pesquisa da Abramed revelou que a taxa de testes positivos de Covid-19 na segunda semana de agosto, que vai do dia 12 a 18, era de 13,8%. Esse número entra em contraste com o diagnóstico da última semana de julho, que tinha uma taxa de 6,3%. A variação é de quase 7,5 pontos percentuais (p.p).

Já na pesquisa do ITpS, o registrado foi de 15,3% em agosto e 7%, no mesmo período avaliado. A variação entre as semanas é de 8,3 p.p. O detalhe é que os percentuais de testes positivos são mais comuns em pessoas de 49 a 59 anos, que representam 21,4% dos resultados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?