metropoles.com

CNU adiado: como manter o foco e controlar o emocional até as provas

O Concurso Nacional Unificado (CNU) foi adiado na última sexta-feira (3/5), por tempo indeterminado, devido à tragédia no Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
Imagem ilustrativa para o Concurso Nacional Unificado CNU provas adiadas pelas fortes chuvas no RS – Metrópoles 1
1 de 1 Imagem ilustrativa para o Concurso Nacional Unificado CNU provas adiadas pelas fortes chuvas no RS – Metrópoles 1 - Foto: <p>Wey Alves/Metrópoles<br /> @weyalves_</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

Com a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como “Enem dos Concursos”, sem nova data após o adiamento da aplicação das provas, os 2,1 milhões de candidatos enfrentam um período de incertezas e ansiedade.

As provas da primeira edição do CNU estavam marcadas para serem aplicadas nesse domingo (5/5), mas foram adiadas em todo o país devido aos estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Ainda não há nova data para a aplicação do concurso.

0

Em entrevista na última sexta-feira (3/5), a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, afirmou que seria “impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul” e que o adiamento visa “preservar a integridade do concurso para todos os candidatos”.

“Não podemos deixar ninguém de fora. Temos que garantir condições idênticas a todos”, defendeu a ministra.

Dicas para seguir durante o adiamento do CNU

Ao todo, 2,1 milhões (confira o ranking de inscritos abaixo) vão concorrer a uma das 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos federais, de acordo com informações do MGI.

Vale ressaltar que o processo de preparação para um concurso público envolve tanto dedicação aos estudos quanto o preparo físico e psicológico para fazer uma boa prova.

Para a psicóloga clínica e neuropsicóloga Juliana Gebrim, nesse momento de incertezas é necessário manter o foco, o controle emocional e relaxar durante esse período de adiamento do Enem dos Concursos.

Ela afirma que os candidatos não podem “se deixar abalar” pela situação adversa, acrescentando que os concurseiros precisam continuar a “preparação com determinação e equilíbrio”.

A neuropsicóloga recomenda que os candidatos busquem estratégias de relaxamento, como técnicas de respiração e meditação, para acalmar a mente e o corpo. Fazer exercícios físicos também é uma boa forma de abstrair e relaxar nesse período.

Além disso, Gebrim diz que estabelecer uma rotina de estudos equilibrada, intercalando descanso e lazer, é importante para não perder o ritmo de preparação até o anúncio de uma nova data para aplicação do CNU.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?