CNI pede mais “agressividade” ao Copom para reduzir a taxa Selic

O Copom, do Banco Central, reduziu a taxa Selic de 11,75% ao ano para 11,25% ao ano. A decisão é desta quarta-feira (31/1)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Priscila Zambotto/GettyImages
Dinheiro bancos atrasados inss
1 de 1 Dinheiro bancos atrasados inss - Foto: Priscila Zambotto/GettyImages

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, avaliou como conservadora a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, em reduzir a taxa Selic de 11,75% ao ano para 11,25% ao ano.

“É necessário e desejável maior agressividade do Copom para que ocorra uma redução mais significativa do custo financeiro suportado por empresas, que se acumula ao longo das cadeias produtivas, e consumidores”, destacou Alban. “Sem essa mudança urgente de postura, seguiremos penalizando não só a economia brasileira, mas, principalmente os brasileiros, com menos emprego e renda.”

O Copom informou, por meio de um comunicado, que a queda de 0,5 ponto percentual deve persistir nas próximas reuniões como uma forma de “manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

A CNI, por outro lado, pontua que a inflação tem demonstrado um comportamento favorável e um exemplo seria o indica do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que encerrou 2023 em 4,6%.

A Selic é a taxa básica de juros e o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação. Ela interfere em todas as demais taxas de juros que são aplicadas no comércio do país, como os empréstimos, financiamentos ou aplicações financeiras.

A análise da Confederação Nacional da Indústria é que a taxa alta da Selic prejudica a economia do Brasil.

Inflação

O Copom destaca que o ambiente externo está “volátil”, o que tem influenciado as decisões em torno da taxa Selic. “O Comitê avalia que a conjuntura, em particular devido ao cenário internacional, segue incerta e exige cautela na condução da política monetária”, aponta.

O Federal Reserve (Fed), ligado ao banco central dos Estados Unidos, manteve os juros do país em uma faixa de 5,25% a 5,50% ao ano, mas informou que é possível uma redução caso a inflação tenha uma queda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?