metropoles.com

Campanha de Janja e Felipe Neto arrecadou 220 purificadores para o RS

Purificadores serão distribuídos em abrigos sem acesso a água potável no RS. Campanha coordenada por Janja teve participação de Felipe Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Claudio Kbene
Comitiva do governo federal entrega purificadores de água no RS - Metrópoles
1 de 1 Comitiva do governo federal entrega purificadores de água no RS - Metrópoles - Foto: Claudio Kbene

Uma campanha coordenada pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, resultou na aquisição de 220 purificadores de água para a população do Rio Grande do Sul. O material foi entregue nesta quarta-feira (8/5) com o apoio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal, Paulo Pimenta, a iniciativa contou com a colaboração de empresários e influenciadores digitais, como o youtuber Felipe Neto.

“A primeira-dama coordenou uma iniciativa de arrecadação onde vários empresários, entre eles alguns influenciadores, como Felipe Neto e outros, arrecadaram um recurso que foi utilizado para a aquisição de 220 purificadores de água”, disse o ministro em declaração à imprensa sobre as ações do governo no estado.

Pimenta destacou que cada purificador tem a capacidade de limpar 5 mil litros de água por dia, resultando em 1,1 milhão de litros de água purificada a cada 24 horas.

“Na medida da vinda do presidente Lula, no domingo, e da Janja, foi várias vezes mencionado a eles a necessidade de que nós pudéssemos encontrar uma forma de ajudar no tema da água”, ressaltou.


De acordo com o ministro, os itens serão distribuídos em abrigos que não têm acesso a água potável. Possivelmente, naqueles localizados na região metropolitana de Porto Alegre, que reúnem maior número de pessoas abrigadas.

“Os 220 purificadores serão suficientes para suprir a demanda da necessidade de água nos abrigos que estão concentrados na região metropolitana de Porto Alegre”, garantiu Pimenta.

Prioridades

Durante a entrevista, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou que as prioridades do governo estão centradas no resgate das pessoas, no cuidado com os desabrigados e em restabelecer serviços públicos, onde é possível.

O titular da pasta também destacou números da tragédia. “Cuidar dessas pessoas, alimentação, água, segurança, higiene pessoal, são muitos desafios”, pontuou Góes.

“70 mil pessoas abrigadas, quase 160 mil em casas de parentes. Estamos falando de 1,5 milhão de pessoas afetadas. E os que não estão afetados diretamente, quando há desabastecimento, também são afetados indiretamente”, ressaltou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?